Ao ver a foto acima, não seria anormal pensar nas palavras "absurdo", "monstruoso" ou, simplesmente, "gigante". Todos esses adjetivos são perfeitamente aplicáveis ao jogo de pneus de 30 polegadas que a Pirelli comercializa no Brasil pela primeira vez. Os redondos, modelo Scorpion Zero, foram instalados em uma picape Dodge RAM, que já é grande por natureza. O processo, realizado numa loja de customização na cidade de São Paulo, demorou 60 dias. Para vestir os pneus, foi necessário importar as rodas aro 30. O jogo veio dos EUA. Mas engana-se quem pensa que a instalação envolveu apenas a troca dos pneus antigos, aro 17, pelos novos. A picape teve seu chassi cortado em um metro e a suspensão foi redimensionada e rebaixada em 20 cm.
Segundo a Pirelli, o Scorpion Zero de 30 polegadas só foi possível de ser produzido em larga escala devido ao Sistema Robotizado Modular Integrado, método de produção que melhora o custo-benefício de produtos feitos em pequena quantidade. Traduzindo o jargão e passando à prática perguntamos: há "custo-benefício" em pneus desse tamanho ou só "custo"? A empresa não revelou o preço, mas não é insensato imaginar que deve seguir o tamanho do pneu.
Ainda de acordo com a marca, o Scorpion Zero “oferece conforto em velocidades elevadas, baixo nível de ruído, dirigibilidade precisa e respostas rápidas em manobras”. Sendo assim, uma última dúvida: será que isso se aplica às esburacadas ruas brasileiras e a seu trânsito caótico? Em meio a tantas perguntas, uma afirmação: trocaríamos de faixa assim que avistássemos esse monstro à frente. Mais do que atitude de preservação, uma questão de segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário